3º ETIM (02/04/19) - Ocupação e formação territorial brasileiro



território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.
Mas nem sempre nosso território foi assim. Ao longo do tempo o território brasileiro sofreu algumas mudanças devido a diferentes fatores. Assistam os vídeos sobre o assunto e leiam o texto dos links abaixo e entendam melhor como isto aconteceu:

vídeo 1 sobre formação territorial brasileira

vídeo 2 sobre formação territorial brasileira

texto sobre formação territorial brasileira
Após este estudo responda a seguinte pergunta em forma de comentário desta postagem. Lembrem-se de colocar os nomes dos grupos em cada resposta para que vocês possam ser avaliados, ok? 

Bons estudos!

Perguntas: O que foram as capitanias hereditárias? Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais? 

Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Lindsay Souza e Ygor Barbosa

    1)O que foram as capitanias hereditárias? Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais?

    R: Foram uma forma de administrar que o império português adotou no Brasil. O sistema funcionava pela doação de terras para sua colonização e exploração. Chamavam capitanias hereditárias por que o comando do lote de terra e sua exploração era passado de pai para filho gerando assim uma concentração de grandes porções de terras nas mão de pequenos grupos familiares.

    2)Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?

    R: Eles exploravam o território em busca de riquezas, índios para escravidão e extermínio de quilombos. Tiveram importância tanto no domínio de territórios, como na descoberta de ouro em Minas Gerais. Contribuíram também com o aumento da escravidão na época do Brasil Colônia.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Gabriel Costa Alves - 3ºEtim/ADM

    1) O que foram as capitanias hereditárias? Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais?
    R: As capitanias hereditárias foram, como um meio de administração que foi adotado pelo impérios português no Brasil, este sistema funcionava como um doador de terras isso entrou em vigor no século 16 e 18. Chamavam de capitanias hereditárias por que passava de pai para filho os lotes de terras.
    2)Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?
    R:Os bandeirantes foi um grupo importante para o império português para a exploração de terras e descobertas, e a exploração de riquezas, índios foram imposto no trabalho forçado no caso a escravidão e o extermínio de quilombos, foram importantes para o domínio de terras e riquezas como a descoberta do ouro em minas gerais mais o único problema é que eles aumentaram a escravidão daquela época.

    ResponderExcluir
  4. Jennifer Martins e Beatriz Santos
    1- As capitanias hereditárias criadas pelos portugueses e implantadas no brasil em 1535.
    trata se da divisão do território português( estipulada pelo tratado de Tordesilhas) de 15 faixas de terra, que seriam entregues aos portugueses que eram responsáveis pelo povoamento da capitania e do seu desenvolvimento econômico.
    As famílias que receberam as capitanias passaram de uma geração pra outra a posse dessas terras criando assim uma concentração de amplas porções de terras nas mãos de pequenos grupos familiares oque nos dias atuais geram as chamadas terras improdutivas que muitas vezes foram alvo dos movimentos sociais do qual o mais famoso é o MST(movimento dos sem terra).
    2- Os bandeirantes exploravam o território brasileiro em busca de riquezas, índios para escravidão e extermínio de quilombos. foram importantes tanto no domínio dos territórios como na descoberta do ouro, como em minas gerais, mas também contribuíram com o aumento da escravidão na época do Brasil colonia.

    ResponderExcluir
  5. André F. F. Oliveira e Wesley P. Macena 3°ETIM/ADM

    O que foram as capitanias hereditárias?
    Divisão do território brasileiro em grandes faixas de terras que foram doadas a famílias portuguesas que tinham grande influencia e que cuidariam da mesma em todos os aspectos.

    Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais?
    Havia uma grande concentração de terra na mão de poucas pessoas, ou seja, nas mãos de pessoas de grande influencia.

    Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?
    Desbravar o território brasileiro. Suas funções eram correr atrás de minérios, escravizar indígenas, aumentar o território do Brasil.


    ResponderExcluir
  6. Nomes: Jonatas Felipe, Pablo Henrique.

    1-) As capitanias hereditárias eram como um setor administrativo do império de Portugal sobre o brasil (que foi implantado por Afonso Sousa em 1530) na época que aconteceu às divisões do território brasileiro e foi concedida para pessoas de confiança de D.João III, em que eram passados de pai pra filho por isso que se chamam capitanias hereditárias.

    2-) A relação das capitanias hereditárias com a concentração fundiária ,por causa que foram condidos grandes porções de terra para poucas pessoas causando essa desigualdade, em que muitas pessoas têm poucas terras, e poucas pessoas é proprietário de grandes porções de terra

    ResponderExcluir
  7. Nome: Hadrien sanches

    1) As capitanias hereditárias eram uma forma de governo de Portugal sobre sua colonia no Brasil, onde o rei do país, D. João III dividia seus territórios aqui no nosso país aos nobres de sua confiança. E então, essas terras eram distribuídas de pai para filho, pois isso o nome "hereditárias".
    E essa politica de governo acaba por se ligar à concentração fundiária atual, pois a mesma existe, por parte, graças às capitanias hereditárias, isso porque, aqueles que detêm a maior parte das terras hoje, aqueles que se tornaram proprietários de terras aqui, são aqueles que descendem dos antigos proprietários de terra, provenientes das capitanias.

    2) Os bandeirantes foram muito importantes, pois foram eles, os responsáveis pela expansão da porção centro-sul do país. Isso tudo através das bandeiras, grandes expedições, organizadas pelos bandeirantes paulistas, que buscavam o aprisionamento dos índios, e coleta de metais preciosos, que por coincidência atravessaram o tratado de Tordesilhas que limitavam as terras portuguesas, e com a conquista de tais territórios, acabaram por ajudar em tal expansão.

    ResponderExcluir
  8. Nomes: Vinicius F. Almeida; Guilherme Henrique

    As capitanias hereditárias foi um sistema administrativo usado pela monarquia portuguesa em 1534, o território brasileiro que na época que pertencia á Portugal foi dividido em partes e distribuídas entre nobres (donatários) de confiança do rei D. João III, elas eram passadas de forma hereditárias entre as gerações (de pai para filho). O objetivo desse sistema era povoar e dividir a administração da colônia principalmente por falta de recursos da coroa portuguesa na época, porém esse sistema foi extinto 16 anos após sua criação. Esse sistema foi um dos principais fatores para a concentração fundiária no Brasil, em 1850 a coroa portuguesa determinou que somente era possível a aquisição de terras através da compra, impossibilitando de escravos recentemente libertos e imigrantes recém chegados ao país terem direito a qualquer território, com isso somente proprietários rurais que já tinham territórios e consequentemente uma alta renda puderam fazer a aquisição dessas terras, contribuindo para a má distribuição de territórios para proprietários até nos dias de hoje. Os bandeirantes foram exploradores que comandavam expedições atrás de recursos para a colônia, como escravos ( comandavam expedições para capturar índios e os escravizarem, contribuindo para a desestruturação cultural desse povo), minérios e terras.

    ResponderExcluir
  9. Nomes: Breno Ribeiro Garcia e Luís Gustavo Bárbara da Silva
    Série:3 Etim/ADM

    R: Capitanias Hereditárias foi uma forma que o império português encontrou para colonizar as terras brasileiras,sendo doada a nobres portugueses. Era chamada de hereditárias pois passavam de pai para filho. As capitanias é uma das causas do problema da má distribuição e ocupação de terra no Brasil nos dias de hoje.

    Os bandeirantes ajudaram na expansão e exploração territorial do Brasil, em suas explorações surgiram outros lugares que foram povoados. Suas explorações tinham como objetivo escravizar os índios e encontrar minérios.

    ResponderExcluir
  10. Carlos Eduardo e Maria Julia 3ºETIM-ADM

    1) O que foram as capitanias hereditárias? Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais?

    As capitanias hereditárias foram grandes lotes de terras que nasceu como uma maneira de ocupar o território brasileiro e evitar que outros países invadissem o território de posse portuguesa. Podem ser consideradas a raiz da concentração fundiária devido à tomada de um grande lote de terra que é doado para pessoas com grande influência em Portugal.

    2) Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?

    Os bandeirantes podem ser considerados como heróis ou assassinos, depende do ponto de vista, que foram grandes exploradores, sendo fundamentais na expansão territorial brasileiro. Eles desbravaram o território brasileiro, suas funções eram:
    Correr atrás de minérios;
    Escravizar Indígenas para trabalharem como escravos para a coroa portuguesa.
    Eles também não respeitavam o tratado de Tordesilhas invadindo terras que pertenciam a Espanha.

    ResponderExcluir
  11. Laynara e Weverton - 3º ETIM

    1- As capitanias hereditárias foram as divisões do território brasileiro em grandes porções e foi doada às pessoas mais importantes de Portugal. A tomada de um grande território e a doação dele faz relação nos dias atuais onde uns tem muito enquanto outros tem pouco. As pessoas mais importantes têm mais privilégios do que as menos importante.

    2- Os bandeirantes eram grandes exploradores e podem ser colocados em dois postos: heróis e assassinos. Eles tinham funções atribuídas no Brasil, que eram: buscar metais preciosos (descobriram que Minas Gerais tinha bastante metais preciosos) e escravizar indígenas. Foram eles que fizeram a exploração do território brasileiro, fazendo com que ele se tornasse grande, pois eles não respeitaram o Tratado de Tordesilhas e atravessaram o território que não podia.

    ResponderExcluir
  12. Nome: Emily Caroline
    nome: Renan Martins

    1- O que foram as capitanias Hereditárias? Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais?

    As capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial, criado pela coroa portuguesa em 1534, e que tinha como objetivo colonizar o Brasil e com isso evitar as invasões estrangeiras, como piratas Ingleses, Franceses e Holandeses. Esse sistema dividia o extenso território brasileiro em grandes faixas, onde cada uma era administrada por donatários que tinham direitos e deveres que deveriam cumprir.

    2- Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?

    Os bandeirantes exploravam o território em busca de riquezas, índios para escravidão e extermínio de quilombos. Foram importantes tanto no domínio de territórios, como na descoberta de ouro, como em Minas Gerais, mas também contribuíram com o aumento da escravidão na época do Brasil Colônia.


    ResponderExcluir
  13. Nome: Emily Caroline
    nome: Renan Martins

    1- O que foram as capitanias Hereditárias? Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais?

    As capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial, criado pela coroa portuguesa em 1534, e que tinha como objetivo colonizar o Brasil e com isso evitar as invasões estrangeiras, como piratas Ingleses, Franceses e Holandeses. Esse sistema dividia o extenso território brasileiro em grandes faixas, onde cada uma era administrada por donatários que tinham direitos e deveres que deveriam cumprir.

    2- Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?

    Os bandeirantes exploravam o território em busca de riquezas, índios para escravidão e extermínio de quilombos. Foram importantes tanto no domínio de territórios, como na descoberta de ouro, como em Minas Gerais, mas também contribuíram com o aumento da escravidão na época do Brasil Colônia.


    ResponderExcluir
  14. Nome - Letícia Nobrega

    1. O que foram as capitanias hereditárias? Qual sua relação com a concentração fundiária presente no Brasil nos dias atuais?
    R: As capitanias hereditárias foi uma divisão do território brasileiro em grandes lotes de terra que foram entregues a algumas pessoas de grande influência em Portugal com o objetivo de povoar o local. Sua relação com a concentração fundiário do Brasil atual é que as capitanias hereditárias podem ser consideradas a raiz do problema de concentração de terras do país, pois a divisão feitas nas terras proporcionou a desigualdade das divisões territoriais vista atualmente, onde algumas pessoas tem uma grande quantidade de terras e outros possuem pouca ou nenhuma.

    2. Qual foi o papel dos bandeirantes na expansão do território brasileiro?
    R: Os bandeirantes foi um grupo de exploradores que desbravaram os territórios do brasil em busca de minérios (como o ouro), indígenas para a escravizar e foi durante esse processo eles entraram em conflito com os indígenas. Eles também auxiliaram na expansão territorial e atravessaram o tratado de Tordesilhas que limitava as terras pertencentes a Portugal.

    ResponderExcluir
  15. Nome: Jean Cassiano; Marcelo J.G Filho

    1) As capitanias hereditárias foram um sistema administrativo adotado pelo império português no Brasil. Funcionava pela doação de terras para colonização. Vigorou entre os séculos XVI e XVIII. E se chamavam capitanias hereditárias pois as terras eram passadas de pai para filho, assim, gerando uma grande concentração de terras nas mãos de pequenos grupos familiares, gerando nos dias atuais, as chamadas terras improdutivas, muitas delas sendo alvos de movimentos sociais.

    2) Os bandeirantes eram responsáveis por explorar o território em busca de riquezas, índios para escravidão e extermínio de quilombos. Eles ajudaram na conquista de território e na descoberta de ouro, em Minas Gerais, além da contribuição para a ascensão da escravidão no Brasil Colônia.

    ResponderExcluir
  16. Carlos Zampalin & Jenniffer Leopoldiono - 3° Etim / ADM.


    1) As capitanias hereditárias foi primeiro sistema administrativo que Portugal implantou no Brasil, mas fracassaram por falta de recurso. O sistema funcionava pela doação de terras para sua colonização e exploração.
    No país o sistema vigorou entre os séculos XVI e XVIII. Chamavam capitanias hereditárias por que o comando do lote de terra e sua exploração era passado de pai para filho.

    2) Os bandeirantes exploravam o território em busca de riquezas, índios para escravidão e extermínio de quilombos. Foram importantes tanto no domínio de territórios, como na descoberta de ouro, como em Minas Gerais, mas também contribuíram com o aumento da escravidão na época do Brasil Colônia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2º ETIM (03/04/19) - O meio ambiente urbano

3º ETIM (02/05) - CLIMAS BRASILEIROS

2º ETIM (02/05) - SOCIALISMO X CAPITALISMO