2º ETIM (02/05) - SOCIALISMO X CAPITALISMO


   O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.

Leiam os textos abaixo e assistam o vídeo sobre este assunto para depois resolverem o questionamento que se pede.

texto 1

texto 2

Video: Socialismo x Capitalismo

Agora que vocês já estão feras no conhecimento sobre capitalismo e socialismo, conversem com seu grupo e discutam quais pontos do capitalismo e quais pontos do socialismo seriam mais vantajosos para melhorar as condições de vida no Brasil hoje. Escrevam a conclusão a que chegaram em forma de comentário nesta publicação. Não esqueçam de colocar os nomes dos integrantes do grupo.

Bons estudos!


Comentários

  1. Os pontos mais vantajosos do capitalismo são: a economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado; o lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital;
    Os pontos mais vantajosos do socialismo são: Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado;

    Davi P.S. Rodrigues, Kauã S.L. Amorim

    ResponderExcluir
  2. Integrantes: Marcela, Micaela e Thaynara. 2° ETIM/ADM

    Os pontos vantajosos do capitalismo para melhorar a condição de vida no Brasil nos dias atuais, seriam:
    * O poder de escolha do consumidor ( consome o que quer)
    * Eficiência da economia ( a demanda faz os custos diminuírem)
    Os pontos vantajosos do socialismo para melhorar a condição de vida no Brasil nos dias atuais, seriam:
    * Necessidades atendidas ( saúde e educação universais)
    * Direitos humanos básicos garantidos ( direitos e artigos básicos garantidos)

    ResponderExcluir
  3. O capitalismo e o socialismo tem dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo e a outra, o capitalismo, ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
    O capitalismo é um sistema que tem suas bases firmadas na economia de mercado. Portanto, a ideia central deste sistema é a compra e venda, sendo que a troca é uma prática que vem definhando gradativamente ao longo dos anos. Essa economia de mercado permite ao consumidor a escolha dos produtos que ele deseja adquirir, podendo optar entre as marcas e modelos, além de selecionar os preços mais atraentes. Deste modo, o capitalismo incita também à concorrência entre os vendedores. Já o socialismo tem as principais características: os meios de produção são socializados, ou seja, pertencem a toda sociedade, sendo gerenciados pelo governo; economia controlada pelo governo desde o planejamento até a execução das medidas econômicas; não há concorrência entre as pessoas, consequentemente os preços são estáveis. Gabrielle Tijolim e Rafaela Fonseca

    ResponderExcluir
  4. Integrantes: Nayara Teixeira, Thaina Rodrigues e Yasmin Santos
    A solução para o Brasil, seria uma junção do socialismo com o capitalismo reunindo intervenção do estado no giro de capital e maior divisão das "riquezas", diminuindo assim a distância entre ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  5. Integrantes: Adrielly, Aline, Giovanna Rodrigues, Maurício e Miguel
    Capitalismo:
    Poder de escolha do consumidor, onde as pessoas podem escolher o que irão consumir, gerando mais concorrência.
    Eficiência da economia, reduz custos e evitam o desperdício.
    Crescimento econômico e expansão, aumenta o PNB (Produto Nacional Bruto) e eleva os padrões de vida.
    Socialismo:
    Diminui a desigualdade, o dinheiro não é um fator de controle em uma sociedade socialista, por isso nenhum indivíduo pode ter mais que o outro.
    Necessidades atendidas, as necessidades de todos devem ser atendidas.
    Mobilização de mercadorias, quando acontecem desastres, uma quantidade de serviços e bens são necessários para garantir que todos estejam seguros e atendidos.
    Direitos humanos básicos garantidos, é uma maneira de garantir que direitos e artigos básicos e necessários sejam fornecidos a todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Jean Martins


    Capitalismo: A duas corrente no capitalismo, mas ambas não beneficia o trabalhador só os mais ricos que é tipo trabalha para você mais a maior parte de seu salario vai para o governo.

    Socialismo: diferente do capitalismo o socialismo ajuda a beneficia a sociedade economicamente, diminuindo a classe social por meio da distribuição equilibrada de propriedades e riquezas diminuindo a distancia entre rico e pobre.

    Para mim o Brasil esta virando socialismo por conta do novo governo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. 2°ETIM - Marcos e Dhara

    Capitalismo: é uma teoria ou sistema de organização social baseado no mercado livre, na propriedade privada e suas operações têm fins lucrativos.

    Socialismo: é uma teoria ou sistema de organização social baseado na exploração dos bens em comum.

    Pontos vantajosos de cada sistema para o Brasil: Para o Brasil os melhores pontos do socialismos são a ideia de igualdade e trabalho universal, ou seja a população toda estaria em um mesmo nível social e ninguém estaria desempregado. Já no capitalismo a tecnologia é mais avançada, tem eficiência na economia e existe a democracia onde a própria população escolhe seus representantes.
    Devemos lembrar que essas ideias se referem a teoria de cada sistema, pois na prática não é bem assim.

    ResponderExcluir
  9. Capitalismo: é mais vantajoso vendo pelo lado econômico, vendo que visa lucro, por não ter interferência do estado,porém continuaria tendo divisão de classes.

    Socialismo: não teria a divisão de classes e igualdade social( em teoria), a economia seria controlada pelo estado, no caso não seria vantajoso para o Brasil, vendo no lado econômico.

    Gustavo Romero
    Otávio Augusto
    Bruno Teodoro
    Johnatas Pereira
    2°ETIM/ADM

    ResponderExcluir
  10. INTEGRANTES: Ana Kezia, Fernando Felix, Stephany Trevisan.


    PERGUNTA: Quais pontos do capitalismo e quais pontos do socialismo seriam mais vantajosos para melhorar as condições de vida no Brasil hoje.

    RESPOSTA: Atualmente trabalhamos com dois sistemas político-econômicos, nos quais disputam entre si em caráter de seus ideais. Tais são: o capitalismo e o socialismo, ambos possuindo vantagens e desvantagens.

    Em relação à implantação de pontos positivos CAPITALISTAS para o Brasil atual, temos:

    > Crescimento econômico e tecnológico.

    Em relação à implantação de pontos positivos SOCIALISTAS para o Brasil atual, temos:

    > Necessidades básicas atendidas;
    > Mais igualdade.

    Chegamos à conclusão que em ambos os sistemas há pontos positivos, assim como também negativos. Sendo assim, acreditamos que deve haver um equilíbrio entre as ideologias demarcadas pelos mesmos, com o deslocamento de pontos distintos entre eles em um só local.


    ResponderExcluir
  11. Integrantes: Ana Flavia, Andriele, Isabelly, Kailainy, Thamiris

    2°E.M

    Os pontos mais vantajosos do capitalismo são: As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dos métodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo.

    Os pontos mais vantajosos do socialismo são: Diminui a desigualdade, o dinheiro não é um fator de controle em uma sociedade socialista, por isso nenhum indivíduo pode ter mais que o outro, a propriedade privada não existiria, e a lei da oferta e procura também não existiria, como também a concorrência, necessidades básicas seriam atendidas.

    Conclusão: Atualmente por pressão de mercado e pelo fluxo muito rápido da informação, pelo reflexo da globalização, ao capitalismo e o socialismo estão cada vez mais convergentes.

    ResponderExcluir
  12. Com a situação atual do nosso país, não haveria como implementar o socialismo pois a natureza humana é competitiva e haveria sim uma grande competitividade sobre quem receberia mais, mesmo que tenhamos todos recebendo um salário igual.

    O capitalismo sendo bem aplicado, e executado pode levar um país a grandes conquistas.

    ResponderExcluir
  13. Integrantes: Fabia, Giovanna, Caroline
    2°Ensino Médio

    Pontos vantajosos do Capitalismo:
    As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento domésticos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo. E uma economia não assistencialista, e sim de geração de renda pela oferta de mercado.
    Pontos vantajosos do Socialismo:
    A economia está sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas.


    ResponderExcluir
  14. INTEGRANTES: CAIO, RYAN, FLÁVIO E VINICIUS RODRIGUES

    CAPITALISMO:O capitalismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado no mercado livre, na propriedade privada e suas operações têm fins lucrativos. No sistema, a propriedade pertence aos indivíduos ou a empresas.

    SOCIALISMO:No socialismo, o estado controla a economia, sendo responsável por planejar a exploração e a distribuição dos bens produzidos.


    As principais diferenças entre capitalismo e socialismo giram em torno do papel da propriedade, do governo e da economia.

    Enquanto o capitalismo defende um Estado menor, o socialismo se baseia na exploração comum dos bens, que devem ser controlados pelo governo e o lucro distribuído entre os membros da sociedade.




    ResponderExcluir
  15. Grupo: Bruna Daniely, Jasmini Pereira, Maria Eduarda Cassiano, Paulo Rosa e Vinicius Simões.

    Uma das vantagens do capitalismo é que nele, as pessoas tem a oportunidade de mudar de classe social, ganhar dinheiro, ter seu próprio negócio sem interferência do Estado, porém há a desvantagem da grande diferença social entre as pessoas.
    Já no socialismo, como vantagem podemos citar a igualdade das classes sociais, porém há uma grande intervenção do Estado, e as pessoas não tem a oportunidade de poder transitar entre as classes sociais.

    ResponderExcluir
  16. Nomes: Adrielly, Anderson, Julia, Leonardo, Nicolly.
    Os pontos positivos do Capitalismo: Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do
    estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques
    das mercadorias. O Estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e
    também na implantação de medidas que garantem instabilidade econômica;
    Os bens e serviços produzidos destinam-se a gerar lucro;
    Poder de escolha do consumidor;
    Os indivíduos podem escolher o que irão consumir, e essa escolha faz com que a concorrência aumente, e surjam melhores produtos e serviços.
    Os pontos positivos do Socialismo: Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os
    segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário,
    controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora
    no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há
    concorrência e variação dos preços;
    A atividade econômica e a produção são planejadas pela autoridade central de projetos e com base, principalmente, nas necessidades de consumo humano;
    Direitos humanos básicos garantidos;

    ResponderExcluir
  17. Principais pontos do socialismo e do capitalista que poderiam beneficiar o Brasil

    SOCIALISMO
    >Pessoas em condições de vida miserável, deveriam ter mais apoio do governo para que pudessem sair dessa situação e terem mais oportunidades de melhoria;
    >Não há o consumismo (grande consumo daquilo que é desnecessário);
    >Maior preocupação com o meio ambiente;
    >Não existe desigualdade social;

    CAPITALISMO
    >Todos tem o direito de trabalhar e gerar lucro para si mesmo e poder desfrutar desse lucro com o que quiser;
    >Todos tem o direito de ter ser próprio negócio;
    >Maior avanço tecnológico, devido a competição de mercado;

    Emily Moreira, Felipe Selber,
    João Vitor Jesus, João Vitor Mourão

    ResponderExcluir
  18. Integrantes: Emily Martins, Tayla G, Kathelen A, Sofia S, Gabriel.

    2° A


    Pontos C: Crescimento e expansão econômica, poder de escolha do consumidor, eficiência na economia.

    Pontos S: Igualdade social, necessidades atendidas (saúde, educação gratuita, acesso a moradia), direitos humanos básicos garantidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2º ETIM (03/04/19) - O meio ambiente urbano

3º ETIM (02/05) - CLIMAS BRASILEIROS