2º ETIM (03/04/19) - O meio ambiente urbano



Uma área urbana é caracterizada pela maior densidade populacional e os grandes recursos humanos, em comparação com outras áreas circundantes. As zonas urbanas podem ser cidades, vilas ou aglomerações urbanas, mas o termo não é comumente estendido para assentamentos rurais, tais como vilas e aldeias. As áreas urbanas são criadas e desenvolvidas pelo processo de urbanização. Medir a extensão da área urbana auxilia na análise da densidade populacional e expansão urbana, e na determinação das populações urbanas e rurais.
Ao contrário de uma área urbana, uma área metropolitana inclui não só a área urbana, mas também cidades-satélites, mais intervenientes terras rurais, que são socioeconomicamente ligados ao núcleo urbano da cidade, normalmente por laços de emprego, através de movimentos pendulares, com o núcleo urbano da cidade sendo o principal mercado de trabalho. Nas áreas urbanizadas ocorrem núcleos, centros de atividades econômicas que contribuem para o desenvolvimento das cidades.
Para saber um pouco mais sobre o espaço urbano e suas características assista o vídeo e leia o texto que estarão nos links abaixo.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre este assunto, responda a pergunta abaixo em forma de cometário desta postagem. Não esqueça de colocar o nome dos integrantes do grupo que respondeu a postagem, ok?
Pergunta: Cite alguns fatores atrativos e alguns fatores repulsivos do ambiente urbano.
Bons estudos!

Comentários

  1. Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
    Integrantes: Nayara, Thaína Rodrigues e Yasmin

    ResponderExcluir
  2. Atrativos: Fácil acesso a produtos e serviços. E uma maior interação social dentro da comunidade
    Repulsivos: Muitas terras ficam no poder de poucas pessoas, salário pequeno na zona rural, e por causa da mecanização no campo não é necessário muita mão de obra, superlotação nas cidades o que um dia pode acabar causando a falta de alimentos ou moradia.

    Marcela Faria e Thaynara Defente

    ResponderExcluir
  3. Fatores atrativos: A atração de pessoas do campo para as cidades por maiores oportunidades de emprego gerada pela industrialização, rápido e fácil acesso a produtos ou serviços, escolas, hospitais, entre outros.
    Fatores repulsivos: ocorrem quando a urbanização acontece por afastamento da população do campo para as cidades, que chamamos de êxodo rural. Também podemos citar concentração fundiária, baixos salários do campo, mecanização das atividades agrícolas substituindo a mão-de-obra, entre outros. Aline F. de Oliveira 2etim

    ResponderExcluir
  4. Giovanna Farias e Micaela Martins 2° ETIM

    Fatores atrativos: com o crescimento das cidades as oportunidades de emprego vão aumentando e então a população rural começa a se interessar e mudar para a área urbana.
    Fatores repulsivos: a saída dos trabalhadores do campo, para a cidade de uma forma acelerada e possui inúmeros problemas sociais

    ResponderExcluir
  5. Fatores atrativos: ocorrem pela urbanização causada pela atração da população do campo para as cidades em busca da maior oferta de emprego gerada pela industrialização, além da existência de melhores condições de renda e de vida. O rápido e fácil acesso a produtos, bens de consumo e serviços, como escolas e hospitais, além de uma maior interação cultural, também pode ser listado como um fator atrativo da urbanização.

    Fatores repulsivos: ocorrem quando a urbanização acontece pela “expulsão” ou afastamento da população do campo para as cidades, com uma migração em massa que chamamos de êxodo rural ou “migração campo-cidade”. Dentre os fatores repulsivos da urbanização, podemos citar a concentração fundiária (muita terra nas mãos de poucos), os baixos salários do campo, a mecanização das atividades agrícolas com a substituição da mão de obra, entre outros.

    nomes: Gabriel Santos & Gabriel Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras. Leandro Guarnieri, Marcelo Gramático

    ResponderExcluir
  7. Davi Rodrigues , Kauã da Silva Lima Amorim 2° Etim/Administração

    Fatores atrativos entende-se o crescimento das cidades a partir dos supostos benefícios que elas oferecem, principalmente aqueles relativos ao crescimento industrial, em que boa parte da população do campo é atraída pela oferta de mão de obra, e às possibilidades de crescimento e emancipação sociais.
    Fatores repulsivos entende-se o crescimento das cidades em função da saída dos trabalhadores do campo, em face da mecanização da produção agrícola ou da concentração fundiária.

    ResponderExcluir
  8. Gustavo Romero 2° ETIM/ ADM 03/04/2019

    Fatores Atrativos: oportunidade de emprego mais vasta, melhor infraestrutura, maior renda, e fácil acesso a bens e serviços.

    Fatores Repulsivos:falta de politica de urbanização, desemprego, alto custo de vida etc.

    ResponderExcluir
  9. Rafaela e Jean

    FATORES REPULSIVOS: a urbanização ocorre pela expulsão da população do campo para a cidade,chamado de êxodo rural ou migração campo-cidade;
    FATORES ATRATIVOS: ocorre pela urbanização causada pela atração da população do campo para a cidade,em busca de emprego,melhores condições de vida,acesso a produtos e bens de consumo,etc.

    ResponderExcluir
  10. Nomes: Gabriely Sanches; Stephany Trevisan Série: 2º Etim/ADM
    Escola: Etec Arnaldo Pereira Cheregatti - Aguaí (SP) Geografia

    Fatores atrativos: Mais oportunidade de emprego em empresas nacionais e multinacionais; melhores condições de renda e de vida; fácil consumo de bens e serviços, como saúde, educação, cultura, entre outros.

    Fatores repulsivos: Muitas terras nas mãos de poucas pessoas (concentração fundiária); por conta do êxodo rural, muitas pessoas saem do campo, migrando para as cidades, ocorrendo a macrocefalia urbana, aumentando ainda mais os espaços urbanos com pouca infraestrutura, como favelas e comunidades; alto índice de desemprego; entre outros.

    ResponderExcluir
  11. Dhara e Gabrielle Tijolim
    Fatores atrativos: ocorrem pela urbanização causada pela atração da população do campo para as cidades em busca da maior oferta de emprego gerada pela industrialização, além da existência de melhores condições de renda e de vida. E a facilidade de estar perto de lugares como, mercados, farmácias, hospitais entre outros.
    Fatores repulsivos: Dentre os fatores repulsivos da urbanização, podemos citar a concentração fundiária (muita terra nas mãos de poucos), os baixos salários do campo, a mecanização das atividades agrícolas com a substituição da mão de obra humana por máquinas e também a dificuldade de estar longe de lugares como os citados acima (mercados, farmácias, hospitais etc).

    ResponderExcluir
  12. Nome: Ana kezia Serie: 2 Etim ADM

    Fatores atrativos: Centros de atividades econômicas que contribuem para desenvolvimentos das cidades, empregos,faculdades,projetos culturais entre outros.

    Fatores repulsivos: Poluição,aglomeração de pessoas, poucos empregos para muitas pessoas causando o descontrole do crescimento populacional do espaço urbano, com o crescimento populacional acaba que as cidades não tem a infraestrutura para receber essas pessoas.

    ResponderExcluir
  13. Dentro dos fatores atrativos pode-se citar a atração que as pessoas sentem em ir morar nessas cidades grandes por causa das maiores oportunidades de emprego, casas, saúde, educação, comércio e etc. Enquanto nos fatores repulsivos podemos citar s má distribuição de terras, chamada também de êxodo rural, os baixos salários do campo, concentração fundiária, mecanização de trabalhos agrícolas que substituem a mão-de-obra e a falta de estrutura.

    By: Maurício P. de Sousa, Gregory Camargo

    ResponderExcluir
  14. Johnatas Pereira 2° ETIM/ADM 03/04/2019


    Fatores atrativos: Mais oportunidades de emprego em empresas multinacionais, melhor infraestrutura, maior renda, fácil acesso a bens e serviços, como a saúde e a educação.

    Fatores repulsivos: Excesso de terras nas mão de poucas pessoas, falta de uma política de habitação (surgimento de favelas), custo de vida muito elevado, falta de emprego, entre outras.

    ResponderExcluir
  15. Etec Arnaldo Pereira Cheregatti
    Nome: Fernando Aparecido Felix Junior. RM: 18096

    Pergunta: Cite alguns fatores atrativos e alguns fatores repulsivos do ambiente urbano.

    Resposta: O fato de pessoas migrarem ou emigrarem das áreas urbanas é devido a relações determinantes, que podem ser dividas em dois fatores: atrativos (que atraem as pessoas para o meio urbano) e os repulsivos (que "expulsam" as pessoas do meio rural).

    Alguns fatores atrativos:

    - Oportunidade de emprego;
    - Melhor qualidade de vida;
    - Maior renda financeira às famílias (devido à maior oportunidade de empregos);
    - Maior acesso à produtos e serviços, entre outros.

    Alguns fatores repulsivos: (ocorrência do êxodo rural):

    - Mecanização do campo (máquinas substituindo a mão de obra humana), que se intensificou após as revoluções industriais; as pessoas do campo são forçadas a se mudarem para as áreas urbanas, principalmente as mais industrializadas, para que consigam sobreviver - há, portanto, o êxodo rural-;
    -Também existem problemas relacionados aos próprios espaços urbanos, como tráfico de drogas, a falta de saneamento básico, falta de emprego e moradia, entre outros;
    - Concentração fundiária (terras privadas).



    ResponderExcluir
  16. Nomes: Bruno de Souza Teodoro
    Otávio Augusto
    Resposta: Os principais fatores repulsivos são:
    Perigo de ser vitima de golpes criminais;
    Muita poluição e assim doenças são adquiridas;
    E quem mora na área urbana não consegue ter uma vida sossegada.
    Fatores atrativos:
    Muito acesso fácil a alta tecnologia;
    A área urbana tem melhores ganhos de dinheiro no trabalho;
    E um acesso mais fácil as lugares como escolas, hospitais, etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2º ETIM (02/05) - SOCIALISMO X CAPITALISMO

3º ETIM (02/05) - CLIMAS BRASILEIROS