1º Ensino Médio (02/04/19) e 1º ETIM (03/04/19) - A Formação da Terra
Atualmente, muito se comenta sobre fenômenos como o aquecimento global, o desmatamento, a crise hídrica, entre outros problemas que o planeta enfrenta, mas você sabe como foi o processo de formação da Terra?
Desde sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos, o planeta Terra está em constante transformação, seja em seu interior ou na superfície. E essas mudanças, perceptíveis ou não, ocorrem devido a grande energia existente no centro da Terra e também por agentes externos, como nos períodos de temperaturas extremamente elevadas e de glaciação e pelas ações do homem.
Assista o vídeo e leia o texto dos links abaixo para adquirir mais conhecimento sobre a formação do nosso planeta e, em seguida, responda a pergunta em forma de comentário desta postagem. Não se esqueça de identificar os integrantes do grupos nas respostas, ok?
Pergunta: Descreva brevemente as camadas da Terra e explique a relação entre o núcleo da Terra e nosso campo magnético que auxilia na orientação através das bússolas.
Bons estudos!
Bons estudos!
apresenta formato de esfera,
ResponderExcluircomposta por 3 camadas a Crosta, o Manto e o Núcleo
crosta ou litosfera e a crosta solida da terra . pode ser dividida em crosta ocidental e oceânica.
Manto ou magma pastoso e a porção logo abaixo da crosta terrestre
o Núcleo e a porção central da terra.
relação do núcleo e o nosso campo magnético;
O magnetismo é a capacidade de um objeto atrair outros objetos( ex: tipo ..vamos supor que você pule imediatamente nosso corpo e puxado novamente para a superfície terrestre)
A Terra possui um campo magnético que funciona como referencial, então o ponteiro se posiciona apontando ao referencial que é o campo magnético terrestre.
Jenyfer Caroline
Geovana Sorg e Rafaella Becaro:
ResponderExcluir->Camadas da terra:
Núcleo: é a parte central do planeta e a parte mais quente. É formado por metais como ferro e níquel em altas temperaturas. Temos o Núcleo Externo (liquido) e o Núcleo Interno (solido, por conta da alta pressão). Quanto mais próximo a camada estiver do núcleo mais quente é.
Manto: camada viscosa logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnésio devido a altas temperaturas, tem propriedades solidas.
Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa, tem relevos.
->Relação entre o núcleo da Terra e o campo magnético:
O núcleo é uma das camadas em que a geologia divide o planeta, sendo a mais interna. É constituído por uma parte solida (núcleo interno) envolvida por uma camada liquida (núcleo externo). Esta camada liquida da origem ao campo magnético terrestre devido aos movimentos de convecção do seu material, que é eletricamente condutor.
Luis Felipe Corrêa Palini e Adrian dos Santos Franscisco de Paula
ResponderExcluirA Terra é dividida em oito (8) camadas, as camadas são ; Atmosfera; Crosta; Manto Superior; Manto Inferior; Núcleo Externo; núcleo Interno, Crosta Oceânica e Continental.
Também vimos o diâmetro da Terra, que é aproximadamente 12742 km.
O manto pode ser dividido em manto superior (logo abaixo da crosta oceânica, com espessura de 1200 km) e manto inferior (com espessura de 1800 km).
O Núcleo é a porção da Terra e apresenta aproximadamente 3.470 km e 6000ºC de temperatura, além disso é a camada mais profunda( Núcleo= Centro). É dividido em núcleo interno e externo.
O núcleo externo se encontra em estado líquido. Já o Núcleo interno é em estado sólido.
João Pedro, Matheus Henrique e Letícia Silvestre
ResponderExcluirCamadas internas da Terra : crosta, manto, núcleo ou NIFE. Nisso, temos a Isostasia, Sial, Sima, Astenosfera, núcleo externo e interno sólido.
O campo magnético tem a capacidade de atrair outros objetos, como a bússola, sendo um "Imã".
O imã se encontra no ponteiro das bússolas, este imã estabelece ao seu redor um campo magnético; ele se encontra no ponteiro das bússolas, este imã estabelece ao seu redor um campo magnético; a Terra possui um campo magnético que funciona como referencial para o funcionamento da bússola.
Laura Salvino, Larissa souza
ResponderExcluira terra é divida em oito camadas, atmosfera que é a camada de ar, crosta que é a camada rochosa, manto superior e inferior que contem rochas em estado pastoso, núcleo externo que esta em estado liquido e interno que esta em estado solido.
A esfera liquida do núcleo geram correntes elétricas que gera um campo magnético que faz a terra se comportar como um imã do sistema solar.
Luis Felipe Corrêa Palini e Adrian dos Santos Franscisco de Paula
ResponderExcluirA Terra é dividida em oito (8) camadas, as camadas são ; Atmosfera; Crosta; Manto Superior; Manto Inferior; Núcleo Externo; núcleo Interno, Crosta Oceânica e Continental.
Também vimos o diâmetro da Terra, que é aproximadamente 12742 km.
O manto pode ser dividido em manto superior (logo abaixo da crosta oceânica, com espessura de 1200 km) e manto inferior (com espessura de 1800 km).
O Núcleo é a porção da Terra e apresenta aproximadamente 3.470 km e 6000ºC de temperatura, além disso é a camada mais profunda( Núcleo= Centro). É dividido em núcleo interno e externo.
O núcleo externo se encontra em estado líquido. Já o Núcleo interno é em estado sólido.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDiogo Viana e Felipe Lima
ResponderExcluirA Crosta Terrestre é a menor e a mais externa entre as camadas do planeta Terra é nela que se realizam as transformações do relevo e onde se expressam morfologicamente todos os processos internos e externos que ocasionam a sua formação e transformação.
É dividida em OCEÂNICA, com altitudes que variam entre 5 e 10 quilômetros e CONTINENTAL, com uma espessura que vai de 30 a 80 quilômetros.
A camada SIMA (OCEÂNICA), também chamada de crosta inferior, é composta por basalto, com predomínio dos minerais silício e magnésio.
A outra camada é chamada de sial (crosta superior), composta por rochas sedimentares, granitos e outros tipos de rochas; os minerais predominantes são o silício e o alumínio
Manto ou magma pastoso é a camada ,mais espessa da terra composto por ferro e magnésio
O manto superior possui uma parte rígida e uma parte dúctil. A parte rígida que inclui a crosta e parte do manto superior é chamada de litosfera (esfera rochosa). A parte dúctil é chamada de astenosfera (esfera sem força). Apresenta altas temperaturas (~ 900ºC), devido à sua plasticidade, permitem que as placas tectônicas se movimentem
O manto inferior ocorre abaixo dessa camada mais plástica. É a chamada mesosfera, onde o manto está submetido as mais altas temperatura e pressão, tornando-o novamente pouco plástico e sólido
O núcleo é a porção central da Terra, que ocorre logo abaixo do manto. É a camada mais profunda e menos conhecida. Apresenta uma espessura de 3.470 km e 6000ºC de temperatura. É a camada mais quente da Terra, composto predominantemente por níquel e ferro (NiFe). É dividido por núcleo externo e interno. O núcleo externo encontra-se em estado líquido. Já o núcleo interno encontra-se no estado sólido. Devido ao núcleo interno ser uma bola maciça num movimento de rotação mais rápido que todas as outras camadas da Terra, e envolto por toda uma esfera líquida, acredita-se que esses movimentos gerem uma corrente elétrica, gerando um campo magnético. Esta seria a explicação para o magnetismo terrestre, que faz o planeta Terra comportar-se como um gigantesco ímã no Sistema Solar.
Eduarda G., Maria Eduarda, Raíssa:
ResponderExcluir- Camadas da Terra: 1. Crosta terrestre, ou Litosfera é a crosta sólida da Terra, sua camada mais externa, essencialmente constituída por rochas.
2. Manto ou Magna pastoso, logo abaixo da crosta, a camada mais espessa da Terra. Pode ser dividido em Manto Superior e Manto Inferior.
3. O Núcleo é a porção mais centrada da Terra, que ocorre logo abaixo do Manto, é a camada mais profunda e menos conhecida.
- Campo Magnético: Devido ao Núcleo interno ser uma bola maciça no movimento de rotação e envolto por todo uma esfera líquida, acredita-se que esses movimentos geram uma corrente elétrica, gerando o campo magnético que auxilia na orientação.
Lívia e Kailane: crosta(litosfera): é a camada mais externa, constituida principalmente por rochas. Sua espessura é fina e é onde ocorre os fenômenos geológicos relacionados com a dinâmica da
ResponderExcluirTerra. Ela pode ser dividida em crosta continental ou oceânica; a primeira é composta por Silício e Alumínio, é mais densa, mais antiga e complexa. A segunda é composta por Silício e Magnésio, é mais densa e mais jovem que a crosta continental. Manto(magma pastoso): corresponde a porção logo abaixo da crosta terrestre, sendo a camada mais espessa da Terra. É composta por silicatos de ferro e magnésio, onde as rochas encontram-se em forma de material pastoso, o magma. É responsável pelas grandes pertubações que acontecem na crosta. Pode ser dividido em manto superior (logo abaixo da crosta oceânica, tendo a litosfera, que é a camada rochosa, e a astenosfera) e manto inferior (ocorre abaixo dessa camada plástica, chamada de mesosfera, onde se encontra em alta temperatura). Núcleo: porção central da Terra, é camada mais profunda e menos conhecida, a mais quente, composta por Níquel e Ferro. É dividido em núcleo externo e interno, respectivamente, em estado líquido e sólido. Devido a ele fazer um movimento de rotação juto com a Terra, acredita que esses movimentos gerem uma corrente elétrica, gerando um campo magnético, sendo essa a explicação para o magnetismo terrestre.
Lauraine, Vitória, Jaine
ResponderExcluirA terra é composta por 8 camadas, as camadas são: Atmosfera, Crosta, Manto superior, Manto Inferior, Núcleo externo, Núcleo Interno, Crosta Oceânica, Crosta Continental.
A crosta continental é composta principalmente por Silício e Alumínio (por isso era conhecida por camada SiAl), menos densa e geologicamente mais antiga e complexa, com camada superior composta por rochas graníticas e camada inferior composta por rochas basálticas. Possui espessura variável entre 30 a 40 km nas regiões sismicamente estáveis mais antigas (os crátons), até 60 a 80 km nas cadeias de montanhas, tais como os Himalaias e os Andes.
A crosta oceânica é composta principalmente por Silício e Magnésio (era chamada de camada SiMa)
O manto, ou magma pastoso, corresponde a porção logo abaixo da crosta terrestre, sendo a camada mais espessa da Terra, ocupando até 80% de seu volume.
O magnetismo é a capacidade que o objeto possui de atrair outros objetos, e a esses objetos damos o nome de imãs, não é só o imã que possui magnetismo , mais também os objetos que são atraídos por eles.
O imã é encontrado no ponteiro da bússolas, este imã estabelece ao redor um campo magnético.
O planeta Terra apresenta formato de esfera, porém achatada.
ResponderExcluirA Terra é composta por 3 camadas: Crosta, manto e núcleo.
O campo magnético da Terra é como o campo magnético de um gigantesco ímã em forma de barra, que atravessa desde o Pólo Sul até o Pólo Norte do planeta. Os Pólos Magnéticos da Terra tem uma inclinação de 11,5° em relação aos Pólos Geográficos. Lembremos também que o Pólo Norte Geográfico também é inclinado em relação à linha perpendicular ao plano da órbita da Terra.
o Pólo Sul Magnético é na verdade o ponto para onde convergem as linhas de campo magnético que emergem do Pólo Sul Geográfico. No caso de um ímã, o norte é atraído pelo sul.Esse campo magnético do planeta é percebido e utilizado por diversas espécies de animais, como aves migratórias.
apresenta formato de esfera,
composta por 3 camadas a Crosta, o Manto e o Núcleo
crosta ou litosfera e a crosta solida da terra . pode ser dividida em crosta ocidental e oceânica.
Manto ou magma pastoso e a porção logo abaixo da crosta terrestre
o Núcleo e a porção central da terra.
relação do núcleo e o nosso campo magnético;
O magnetismo é a capacidade de um objeto atrair outros objetos( ex: tipo ..vamos supor que você pule imediatamente nosso corpo e puxado novamente para a superfície terrestre)
A Terra possui um campo magnético que funciona como referencial, então o ponteiro se posiciona apontando ao referencial que é o campo magnético terrestre.
Otávio D. da Mota
Jenyfer Caroline
Thiago e Filipe M.M.Z.:
ResponderExcluirA Terra esta dividia em:
Crosta terrestre: A mais solida e a mais externa, delgada e consolidada constituída por rochas. Ela é a camada mais fina entre as outras.
Manto: Camada mais espessa da Terra compondo 80% de sua massa, composto por magma derretido pelo calor do núcleo com temperaturas por volta de 2000°C.
Núcleo: Dividido em 2 partes, sendo externa e interna com cerca de 6000°C. O núcleo externo se encontra em estado liquido enquanto o interno em estado sólido por ser uma bola maciça.
Os movimentos do núcleo geram correntes elétricas que formam um campo magnético.
As camadas da Terra são : Atmosfera; Crosta : é composta principalmente por Silício e Alumínio (por isso era conhecida por camada SiAl) ; Manto, ou magma pastoso, corresponde a porção logo abaixo da crosta terrestre, sendo a camada mais espessa da Terra, ocupando até 80% de seu volume. É composto por silicatos de ferro e magnésio, onde as rochas encontram-se em forma de material pastoso, o magma, devido ao calor proveniente do interior da Terra, com temperaturas por volta de 2000ºC; O manto pode ser dividido em manto superior (possui uma parte rígida e uma parte dúctil), e manto inferior(ocorre abaixo dessa camada mais plástica); Núcleo, é a porção central da Terra, que ocorre logo abaixo do manto. É a camada mais profunda e menos conhecida, e é a mais quente, é dividido por núcleo externo e interno. O núcleo externo encontra-se em estado líquido. Já o núcleo interno encontra-se no estado sólido; Devido ao núcleo interno ser uma bola maciça num movimento de rotação mais rápido que todas as outras camadas da Terra, e envolto por toda uma esfera líquida, acredita-se que esses movimentos gerem uma corrente elétrica, gerando um campo magnético. Esta seria a explicação para o magnetismo terrestre, que faz o planeta Terra comportar-se como um gigantesco ímã no Sistema Solar.
ResponderExcluirGiovanni C. Costa
Rafael Rodrigues
Nome: Matthaus e Marcos
ResponderExcluirCamadas da Terra
O planeta Terra possui três camadas: a crosta, o manto (superior e inferior) e o núcleo (externo e interno).
A crosta terrestre, ou Litosfera é a crosta sólida da Terra, sua camada mais externa é principalmente constituída por rochas. Sua espessura agora relativamente fina, porém mais espessa nas regiões continentais, podendo chegar até 80 km, é mais fina sob os oceanos variando de 5 km até 10 km. É onde ocorre os fenômenos geológicos e é onde abriga toda a biosfera em sua superfície externa.
A crosta é dividida em continental e oceânica. A crosta é composta por Silício e Alumínio (por isso era chamada de camada SiAl), menos densa e mais antiga, com camadas superior com rochas graníticas e camada inferior com rochas basálticas, possui espessuras entre 30 km a 40 km. A crosta oceânica é composta por Silício e Magnésio ( era chamada de SiMa), é mais densa e jovem que a continental, composta por camada homogênea de rochas basálticas, que forma o fundo dos oceanos possui espessura de 5 a 10 km.
Nomes: Francisco Vinícius e Matheus Gabriel
ResponderExcluirA Terra é composta por 3 camadas: Crosta, Manto e Núcleo
A Crosta:
É a camada mais externa da Terra, e é constituída por rochas, sendo de espessura relativamente fina, porém, mais espessa sob os continentes e mais delgada sob os oceanos. É também onde ocorrem os fenômenos geológicos relacionados à dinâmica interna da Terra, como os movimentos tectônicos, sísmicos, magmáticos, metamórficos, além de abrigar toda biosfera em sua superfície externa.
O Manto:
O Manto corresponde a porção logo abaixo da crosta terrestre, sendo a camada mais espessa da Terra. É composto por silicatos de ferro e magnésio, onde as rochas encontram-se em forma de material pastoso, o magma, devido ao calor proveniente do interior da Terra, o Manto é responsável pelas grandes perturbações verificadas na crosta (como falhamentos, dobramentos, rupturas e terremotos).
O Núcleo:
O Núcleo é a porção central da Terra, a mais profunda e mais quente (cerca de 6000°C), composto predominantemente por Níquel e Ferro. É dividido por núcleo externo e interno. O Núcleo externo encontra-se em estado líquido e o núcleo interno em estado sólido, e enquanto o Núcleo interno gira para um lado, o externo gira para o outro, causando uma corrente elétrica que gera um campo magnético.
Kamilly Alves e Erik Gotti
ResponderExcluirA Terra é formada basicamente por três camadas, são eles: A Crosta, o Manto, e o Núcleo.
A Crosta:
A crosta terrestre é a parte mais externa da Terra, que envolve todo o planeta e onde vivemos. Essa camada é formada por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio.Essa camada apresenta de 0 a 40 km de espessura, variando entre os continentes e os oceanos.
A crosta é formada por grandes porções sólidas denominadas de placas tectônicas, que se movem lentamente sobre o manto terrestre.
O Manto:
O manto é a camada mais extensa, localizada abaixo da crosta da Terra. Ela é formada por diferentes tipos de rochas, como silício e magnésio, que permanecem em estado líquido como consequência do calor emanado pelo núcleo.
O manto é dividido em duas camadas: manto superior e manto inferior. O manto inferior permanece em elevadas temperaturas, atingindo até 2.000 º C. Ele pode chegar até 3 mil quilômetros de profundidade a partir da litosfera.
A litosfera, formada pela crosta terrestre e manto superior, tem pelo menos 70 quilômetros de espessura logo abaixo os continentes e quase 10 quilômetros na parte abaixo dos oceânicos.
Ela é dividida em grandes porções denominadas placas tectônicas que se movem lentamente sobre o manto terrestre.
As rochas da litosfera são divididas em rochas magmáticas ou ígneas, formadas pelo magma que se solidifica; rochas sedimentares, formadas pelas erosões e rochas metamórficas, que são formadas por rochas magmáticas e sedimentares.
O Núcleo:
O núcleo corresponde a quase um terço de toda a massa terrestre. É composto, principalmente, pelos metais ferro e níquel. Por isso, o núcleo também pode ser chamado de nife, devido a presença destes dois elementos químicos.
Essa camada é dividida em núcleo interno e externo. A temperatura do núcleo externo apresenta entre 2.900 a 5.100 km, é mais fluido e suas temperaturas variam entre 3.000º C e 3.800º C. O núcleo interno possui 5.100 a 6.370 km, sendo sólido.
Somente em 2013, os cientistas conseguiram precisar a temperatura no núcleo da Terra, que pode chegar a 6.000 ºC, a mesma que o Sol.
Segundo os cientistas, a temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o ferro pode ser levado ao estado líquido. O material, contudo, volta para o estado sólido em decorrência da pressão, que o faz se agrupar novamente.
apresenta formato de esfera é composta por 3 camadas a crosta o manto e o nucleo crosta ou litosfera é a crosta solida da terra. pode ser dividida em ocidental e oceanica manto ou magna pastoso é a porção abaixo da crosta terrestre e nucleo é a porção central da terra
ResponderExcluira relação do nucleo com o campo magnetico O magnetismo é a capacidade de um objeto atrair outros objetos A Terra possui um campo magnético que funciona como referencial, então o ponteiro se posiciona apontando ao referencial que é o campo magnético terrestre.
Makely Sami
Juliana Elias
De:João Augusto e Mateus Coutinho e Arthur Tavares
ResponderExcluirA Terra é formada por três camadas:
Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções:
Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.O campo magnético da Terra inverte-se a cada 100 000 anos mais ou menos, sem sentido, esta periodicidade. Este campo magnético (geodínamo) é produzido pelos movimentos das ligas de ferro e de níquel na porção fundida líquida do núcleo da Terra.Assim o magnetismo da terra afeta a bussula por meio da No polo Norte fica o polo magnético positivo, que atrai os metais, enquanto no polo Sul fica localizado o polo negativo, que repele os metais.É assim que funciona a bússola. Ela tem uma agulha de metal que se alinha com o magnetismo da Terra e é atraída para o polo magnético positivo, por este motivo as bússolas sempre apontam para o Norte.
Nomes: Giovana e Ana
ResponderExcluirA Terra é composta por 3 camadas: Crosta, Manto e Núcleo
A Crosta Terrestre é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas.
O núcleo terrestre é a camada interna da Terra com os maiores níveis de pressão e temperatura. O núcleo corresponde a, aproximadamente, um terço de toda a massa terrestre, apresentando as maiores temperaturas do interior do nosso planeta e profundidades que vão desde os 2900 km até os 6370 km.
Nomes: Hauly Hunter e Emily Renata
ResponderExcluirA Terra é constituída, basicamente, por três camadas:
- Crosta Terrestre: Camada superficial sólida que circunda a Terra.
- Manto: camada logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.
- Núcleo: Compreende a parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas.
Devido ao núcleo interno ser uma bola maciça num movimento de rotação mais rápido que todas as outras camadas da Terra, e envolto por toda uma esfera líquida, acredita-se que esses movimentos gerem uma corrente elétrica, gerando um campo magnético. Esta seria a explicação para o magnetismo terrestre, que faz o planeta Terra comportar-se como um gigantesco ímã no Sistema Solar.
As bússolas trabalham com base no magnetismo, e um imã se encontra no ponteiro das bússolas, este imã estabelece ao seu redor um campo magnético, quando o imã é situado em um campo de outro imã este tende a se alinhar ao campo de referência, e no caso a Terra possui um campo magnético que funciona como referencial para o funcionamento da bússola.
Gabriela Galvão , Isabelle Sanches, Laís Oliveira
ResponderExcluirA Terra é classificada em três tipos de camadas, De forma simplificada, a Terra é formada por uma camada externa, um manto viscoso e um núcleo na parte mais interna.A Terra é constituída, basicamente, por três camadas:
- Crosta Terrestre: Camada superficial sólida que circunda a Terra.
- Manto: camada logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.
- Núcleo: Compreende a parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Apresenta duas porções:
Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
O campo magnético tem a capacidade de atrair outros objetos, como a bússola, sendo um "Imã".O campo magnético da Terra é como o campo magnético de um gigantesco ímã em forma de barra, que atravessa desde o Pólo Sul até o Pólo Norte do planeta.- O imã se encontra no ponteiro das bússolas, este imã estabelece ao seu redor um campo magnético;
- quando o imã é situado em um campo de outro imã este tende a se alinhar ao campo de referência;
- a Terra possui um campo magnético que funciona como referencial para o funcionamento da bússola.
Regiane, Maria Carolina.
ResponderExcluirTerra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo.
A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais).Essa camada é subdividida em crosta superior, também chamada de camada sial, e crosta inferior, chamada de camada sima. A primeira é composta predominantemente por silício e alumínio (o que explica a sua denominação) e abriga as formas de relevo e todas as atividades humanas realizadas sobre a superfície terrestre. Já a segunda é composta por silício e magnésio e pode ser melhor visualizada em regiões oceânicas, onde a camada sial não existe ou é muito fina.Apesar de ser a camada mais fria da Terra, a crosta pode apresentar uma temperatura próxima aos 1000ºC em determinados pontos.
O manto terrestre, que fica abaixo da crosta. É a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma, por causa do calor advindo do interior da Terra, com temperaturas médias de 2.000ºC.O manto superior é mais pastoso que o inferior e está em movimentação. Em virtude da força exercida por esses movimentos, seus efeitos são sentidos na crosta terrestre, causando o movimento das placas tectônicas.
O núcleo terrestre, abaixo do manto, é o mais quente das camadas da Terra e também é dividido em exterior e interior. Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro).
O núcleo externo encontra-se no estado líquido, enquanto o núcleo interno encontra-se no estado sólido, por causa da extrema pressão aplicada sobre ele. As temperaturas oscilam entre 3.000 e 5.000ºC. Em razão de o núcleo interno ser uma “bola” maciça cercada por uma esfera líquida, seu movimento de rotação é mais rápido do que o da Terra, o que ajuda a explicar as origens e os efeitos do magnetismo do nosso planeta.
O campo magnético terrestre é o que possibilita a existência das bússolas, utilizadas para localização no espaço. Graças a essa invenção, as grandes navegações puderam acontecer.O campo magnético terrestre impede a entrada de partículas com alta velocidade vindas do Sol (vento solar). Ao atingirem o campo magnético da Terra, essas partículas que compõem o chamado vento solar são defletidas por causa da carga elétrica que possuem. Caso elas pudessem atingir a superfície da Terra, danificariam e impossibilitariam a comunicação por ondas de rádio, TV, internet, etc.
Formação do campo magnético terrestre. A teoria do dínamo é a mais aceita para a explicação do campo magnético terrestre. De acordo com essa ideia, o ferro e o níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade, movimentam-se gerando correntes elétricas que provocam o campo magnético.
Polos magnéticos.Quando a agulha imantada de uma bússola alinha-se ao campo magnético da Terra, o polo norte da agulha aponta para a região norte do planeta e o polo sul do ímã da bússola aponta para a região sul do planeta.A atração ocorre somente entre polos diferentes, ou seja, se o polo norte da agulha aponta para o norte geográfico, isso significa que aquilo que chamamos de norte geográfico é o polo sul magnético da Terra. Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta deve ser o polo norte magnético. A imagem acima revela essa inversão entre os polos magnético e geográfico.
A Terra é formada por três camadas, a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do núcleo.
ResponderExcluirA Terra é formada por três camadas:
Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
Núcleo: camada mais interna e quente da Terra.
Apresenta duas porções:
Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
--
Os próprios átomos são considerados imãs com pólos norte e sul. As bússolas trabalham com base no magnetismo.
A teoria do dínamo é a mais aceita para a explicação do campo magnético terrestre. De acordo com essa ideia, o ferro e o níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade, movimentam-se gerando correntes elétricas que provocam o campo magnético.
Lívia Camacho - Felipe Araújo (1° ETIM)
Nomes: Lucas Gonçalves Tristão e Marcos Henrique
ResponderExcluirCrosta: A crosta é formada por grandes porções sólidas denominadas de placas tectônicas, que se movem lentamente sobre o manto terrestre.
Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.O manto é dividido em duas camadas: manto superior e manto inferior. O manto inferior permanece em elevadas temperaturas, atingindo até 2.000 º C. Ele pode chegar até 3 mil quilômetros de profundidade a partir da litosfera.
A litosfera, formada pela crosta terrestre e manto superior, tem pelo menos 70 quilômetros de espessura logo abaixo os continentes e quase 10 quilômetros na parte abaixo dos oceânicos.
Núcleo: O núcleo corresponde a quase um terço de toda a massa terrestre. É composto, principalmente, pelos metais ferro e níquel. Por isso, o núcleo também pode ser chamado de nife, devido a presença destes dois elementos químicos. A temperatura do núcleo externo apresenta entre 2.900 a 5.100 km, é mais fluido e suas temperaturas variam entre 3.000ºC e 3.800ºC. O núcleo interno possui 5.100 a 6.370 km, sendo sólido.
A esfera liquida do núcleo geram correntes elétricas que gera um campo magnético que faz a terra se comportar como um imã do sistema solar.
nomes: Sophia Barbosa e Rebeca Biazoto
ResponderExcluirA terra é basicamente composta por três camadas que sucessivamente recebem o nome de: Crosta, Manto e Núcleo.
A Crosta: A crosta terrestre também nomeada como Litosfera é a crosta sólida da Terra e é onde ocorrem os fenômenos geológicos relacionados à dinâmica interna da Terra, como os movimentos tectônicos, sísmicos, magmáticos, metamórficos, além de abrigar toda biosfera em sua superfície externa.
O Manto: O manto ou Magma pastoso, corresponde a porção logo abaixo da crosta terrestre, sendo a camada mais espessa da Terra. É composto por silicatos de ferro e magnésio, onde as rochas encontram-se em forma de material pastoso, o magma, devido ao calor proveniente do interior da Terra, com temperaturas por volta de 2000°C. O manto é responsável pelos grandes pertubações verificadas na crosta como falhamentos, dobramentos, rupturas, terremotos, magmatismo, entre outros. O manto pode ser dividido em Manto Superior que consiste em uma parte rígida e uma parte dúctil e também, em Manto Inferior que ocorre abaixo dessa camada mais plástica, onde o manto está submetido as mais altas temperaturas e pressão.
O Núcleo: O Núcleo é a porção central da Terra, que ocorre logo abaixo do manto. É a camada mais profunda e menos conhecida. Apresenta uma espessura de 3.470 km e 6000°C de temperatura é a camada mais quenta da Terra, composto predominantemente por Níquel e Ferro. É dividido por Núcleo Externo e Núcleo Interno. O núcleo externo encontra-se em estado líquido já o núcleo interno encontra-se no estado sólido.
Nomes: Maria Eduarda ,Gabrielle
ResponderExcluirAs camadas da terra são divididas em : crosta , manto, núcleo.
Crosta é a parte solida da terra e mais externa constituída por rochas,sua espessura é fina.
Manto ou magma pastoso, fica abaixo da crosta sua camada é a mais grossa é formada por magnésio e ferro .
Núcleo é dividido em duas partes : núcleo interno, núcleo externo o núcleo interno se encontra no estado liquido e o núcleo externo se encontra sólido, o núcleo é a parte central da terra mais quente e mais profunda, formada por níquel e ferro causando uma corrente elétrica que gera um campo magnético que funciona como um referencial.
nomes :joão pedro , camille ferrari
ResponderExcluirA terra é dividida em 3 camadas : Crosta , Manto e Núcleo
Crosta:
É os continentes , ela e´constituida por rochas, tendo espessura mais fina , é mais espessa nos continentes chegando a 80 km e mais fina nos oceanos variando entre 5 km e 10 km , ela é a principal camada pois é onde esta abrigada maioria da vida terrestre em sua superficie externa , nela ocela e´responsavel pelos fenômenos geologicos como terremotos causados pelo deslocamento das placas tectonicas .
Manto :
Esta localizado abaixo da crosta , e a camada mais espessa da terra , ela tem uma dencidade pastosa devido ao calor proveniente do nucleo , ele é responsavel pelas pertubações na crosta .
Núcleo : é a camada mais profunda da terra , ela esta localizada bem no centro do planeta , ela também é a mais quente chegando a cerca de 6000 °C , É dividido por núcleo externo e interno
núcleo externo :
encontra-se em estado líquido
núcleo interno :
encontra-se em estado líquido e o núcleo interno em estado sólido,
wanna
ResponderExcluira terra e composta por 3 tipos de camadas a crosta é uma camada externa , temos a crosta continental e oceania a crosta continental é´composta por rochas graniticas e a crosta oceania e de composição basáltica
Manto é uma camada e composta por substancia ricas em ferro e magnésio e sua temperatura e muito quente
núcleo e uma camada interna e composta por elemento metálicos como o ferro , níquel, e sílicio as temperaturas sao bem altas
A Terra é composta por 3 camadas: Crosta, Manto e Núcleo
ResponderExcluirA Crosta:
É a camada mais externa da Terra, sendo de espessura fina, porém, mais espessa sob os continentes e mais reduzida sobre os oceanos. também onde ocorrem os fenômenos geológicos relacionados à dinâmica interna da Terra, como os movimentos tectônicos, sísmicos, magmáticos, metamórficos.
O Manto:
O Manto corresponde a porção logo abaixo da crosta terrestre, sendo a camada mais espessa da Terra. É composto por silicatos de ferro e magnésio, onde as rochas encontram-se em forma de material pastoso, o magma, devido ao calor proveniente do interior da Terra, o Manto é responsável pelas grandes perturbações verificadas na crosta.
O Núcleo:
O Núcleo é a porção central da Terra, a mais profunda e mais quente ( Por volta de 6000°C), composto predominantemente por Níquel e Ferro. É dividido por núcleo externo e interno. O Núcleo externo encontra-se em estado líquido e o interno em estado sólido, e enquanto o Núcleo interno gira para um lado, o externo gira para o outro, causando uma corrente elétrica que gera um campo magnético
O magnetismo é a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos, e a esses objetos damos o nome de imãs.
Não são apenas os imãs que possuem magnetismo, mas também os objetos que são atraídos por ele. A química pode explicar o fenômeno do magnetismo através das forças dipolo.
Os próprios átomos são considerados imãs com pólos norte e sul. As bússolas trabalham com base no magnetismo, veja o processo de funcionamento:
- O imã se encontra no ponteiro das bússolas, este imã estabelece ao seu redor um campo magnético;
- quando o imã é situado em um campo de outro imã este tende a se alinhar ao campo de referência;
- a Terra possui um campo magnético que funciona como referencial para o funcionamento da bússola.
A terra é dividida em 3 camadas principais, a Crosta, o Manto e o Núcleo
ResponderExcluir-CROSTA: crosta terrestre, ou Litosfera é a crosta sólida da Terra, sua camada mais externa, a mais delgada, e consolidada, essencialmente constituída por rochas. Sua espessura é relativamente fina, porém, mais espessa sob os continentes (até 80 km), e mais delgada sob os oceanos, variando de 5 a 10 km.
-MANTO: ou magma pastoso, corresponde a porção logo abaixo da crosta terrestre, sendo a camada mais espessa da Terra, ocupando até 80% de seu volume. É composto por silicatos de ferro e magnésio, onde as rochas encontram-se em forma de material pastoso, o magma, devido ao calor proveniente do interior da Terra, com temperaturas por volta de 2000ºC.
-NÚCLEO: é a porção central da Terra, que ocorre logo abaixo do manto. É a camada mais profunda e menos conhecida. Apresenta uma espessura de 3.470 km e 6000ºC de temperatura. É a camada mais quente da Terra, composto predominantemente por níquel e ferro (NiFe). É dividido por núcleo externo e interno. O núcleo externo encontra-se em estado líquido. Já o núcleo interno encontra-se no estado sólido.
Relação:
É o movimento do núcleo terrestre que causa o magnetismo e, assim como o ímã, os polos da Terra também são polos magnéticos. No polo Norte fica o polo magnético positivo, que atrai os metais, enquanto no polo Sul fica localizado o polo negativo, que repele os metais.
É assim que funciona a bússola. Ela tem uma agulha de metal que se alinha com o magnetismo da Terra e é atraída para o polo magnético positivo, por este motivo as bússolas sempre apontam para o Norte.
nomes: Erick Tineli e Guiherme Neto
ResponderExcluirCrosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
-A crosta oceânica recobre 60% da superfície do Planeta e tem pelo menos 180 milhões de anos. É a mais jovem as camadas da Terra; A sua espessura não ultrapassa 20 quilômetros em direção ao núcleo, sendo formada, principalmente por basalto.
-A crosta continental é formada principalmente por granito, a crosta continental tem pelo menos 2 bilhões de anos e recobre 40% da superfície terrestre. Sua espessura chega a pelo menos 50 quilômetros em direção ao núcleo;
-A crosta continental corresponde 0,4% da massa terrestre e permanece em expansão. Além do granito, é composta por quartzo, urânio, calcário e potássio.
Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções:
-Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
-Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido; Esta camada líquida dá origem ao campo magnético terrestre devido aos movimentos de convecção do seu material, que é electricamente condutor.
Carlos Henrique Santos e Luis Guilherme Teodoro
ResponderExcluirA crosta terrestre é a menor e mais externa camada presente no planeta Terra e é nela que ocorre as tranformações de relovos.
A crosta é dividida em :
SIAL ( parte superior da crosta), composta por rochas, sedimentares e granitos entre outras, os metais que predominam nessa camada são o Silício (SI) e o Alumínio (AL)
SIMA ( ou oceânica), que também pode ser citada como crosta inferior, composta por Basalto, é chamada de Sima por causa do predominio de substâncias como Silício (SI) e Magnésio (MA)
O manto é a camada mais espessa da Terra composta por magma pastoso junto com concentrações de Ferro e Magnésio
É dividido em manto superior e manto inferior:
Manto Superior - Possui uma parte rígida e uma parte manejável. A parte rígida inclui a crosta e parte do mano superior, é chamada de Litosfera. A parte manejável é citada como Astenosfera. Apresenta temperaturas elevedas de aproximadamente 900°C, por causa de sua manuseabilidade permite a movimentção de placas tectônicas
Manto Inferior - É citada como camada de Mesosfera, onde o manto o manto sofre pressões maiores e eleva sua temperatura, tornando-se plástico e sólido
O núcleo é a parte central do planeta, cituado a baixo do manto. É a ultima camada do planeta conhecida até hoje, sua temperatura está por volta de 6000°C e apresenta uma espessura de aproximadamente 3.480km. É dividido em núcleo externo e núcleo interno, compostos por Ferro e Níquel (NiFe). O núcleo externo encontra-se em estado líquido. Já o Interno em estado sólido.
A explicação para o magnetismo terrestre é que a esfera sólida tem uma movimentação de rotação mais rápida que as outras, gerando uma corrente elétrica